Final Fantasy VII (NES)

Acho que vou criar uma nova categoria no blog. Tipo “jogos retro-grade-chineses-piratas” ou qualquer coisa nesse sentido. Cada vez que “ando” pela net encontro uma pérola da “engenharia” deles. A bola ou jogo da vez foi Final Fantasy VII.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=g_fca52FCkw&eurl=http://oldgameszine.wordpress.com/2008/02/26/final-fantasy-vii-no-nes-e-muito-mais/]

Todos com certeza já ouviram falar de Final Fantasy VII, mesmo não tendo jogado você com certeza deve ter ouvido falar bastante de Final Fantasy VII, bastante mesmo! Final Fantasy VII com certeza foi um dividor de águas no mundo dos RPGs, ele trazia uma história mais adulta (que já estavamos sendo iniciados com alguns RPGs) com gráficos impressionantes e um grandioso leque de possibilidades temperado com cenas em CGs que só foram possível por conta da competência da, ainda, Square Soft e à nova mídia que estava sendo utilizada: o CD-ROM!

Pois bem, todos hoje em dia costumam se rasgar por Final Fantasy VII e clamam por um remake oficial utilizando o que há de mais moderno na área, posso estar enganado (não sou tão especialista assim) mas acredito que seja a White Engine da Square-Enix. Enquanto a S-E não atende ao desejo dos fãs, ela fatura ao montes com toda a belíssima história que foi construída e extendida ao redor de FF7.

Aproveitando-se disso a Shenzhen Nanjing Technology Co, Ltd, que fabrica uns MP3 e MP4 xinglings, criou um cartucho de Famicom e reprogramou todo o Final Fantasy VII para o bom e velho Nintendinho Japonês. Isso mesmo, não se trata de um mero ROM hack ou qualquer coisa do tipo. O jogo foi “totalmente” feito do zero, quando eu coloco totalmente entre aspas eu quero dizer que ele foi programado do zero, entretanto alguns sprites e sons foram pegues emprestados dos outros FF do NES.

Outra coisa que eu acho interessante abordar é que é provável que o pessoal da Shenzhen não vá entrar para o ramo de games e que provavelmente tenham feito isso por pura diversão, e isso os deu uma puta repercussão… o que muita gente pode chamar de Buzz!

É ÓBVIO e eu acredito que não seja necessário dizer, mas como sempre tem gente que reclama antes de pensar eu vou dizer, que as impressionantes CGs do jogos não estarão presentes na versão 8 bits do jogo – Aaaaahhhh 🙁 – e algumas outras coisinhas também não estarão, como por exemplo algumas side-quests.

Acredito que o remake é algo completamente satisfatório pois pelo que foi dito a história principal está lá e está inalterada! Além das CGs foram retiradas algumas opções de batalha, nada que vá fazer com que o jogo perca a verdadeira graça.

Se você está gostando do que está lendo, com certeza deve estar se perguntando: ONDE DIABOS EU CONSIGO A MALDITA ROM?!

É… vou deixá-los na mão, parece que ainda não existe a ROM disponível, mas de qualquer forma… eu não fui atraz de procurar mesmo!

Isto, meus queridos leitores, que vocês acabaram de ler não se trata de mais um remake ou retro-adaptação. Trata-se de um puta profissionalismo que só quem já passou por um perrengue na vida real sabe como é difícil de se lidar: ter de fazer um mega projeto com recursos limitadíssimos!

Os caras que fizeram esse trabalho estão mais do que de parabéns. Entretanto eu acho que eles deveriam se preparar judicialmente para possíveis retaliações da Square-Enix, acredito que ela não vai deixar barato um remake não oficial da franquia mais caça-nível valiosa da casa!

Depois de muito procurar eu encontrei a “bendida” rom!!! Baixe aqui já com o emulador ou no SumoTorrent.

Fonte: GameSniped e RetroBits.

Veja também:Chrono Trigger de NES,RetroView – Jogos de Atari que gostaríamos de ver, Quando-o-nes-dominava-o-mundo, Quando o GameBoy dominava o Mundo,Portal no Atari 2600, Se Shadow of the Colossus fosse lançado a 25 anos atras… e Quando o Atari dominava o Mundo.

3 menções

  1. […] Trigger que recebeu seu devido “retro-grade” e pasmem Final Fantasy VII!!! Mas como assim? Final Fantasy VII é um jogo de PlayStation em 4 Cds, não tem como caber em um […]

  2. […] os chineses não basta fazer um Final Fantasy VII de Nes, é preciso se superar a cada […]

  3. […] será que a grande maioria da população chinesa que joga Final Fantasy VII de NES vai aderir ao […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.