FamiClone

180px-psone_style_famicom_clone_adjusted

FamiClone é todo aquele NES (ou Famicon) que foi lançado sem a devida licença da Nintendo.

FamiClones são dispositivos de hardware projetados para replicar o funcionamento do NES. Centenas de clones foram disponibilizados desde a epoca de ouro do NES nos anos 80s. A tecnologia empregada em tais clones tem evoluído ao longo dos anos: enquanto os primeiros clones apresentou uma placa de circuito impresso (CI), as mais recentes (pós-1996) têm utilizado um único chip, com um ASIC personalizado que simula a funcionalidade do hardware original, e muitas vezes inclui um ou mais jogos na memoria.

200px-mega_kid_educational_computer
A maioria dos dispositivos são originários de nações asiáticas, especialmente a China e Taiwan e, em menor grau, a Coreia do Sul.

FamiClones no Brasil

Desde 1989, consoles compativeis com o NES e o Famicom foram fabricados e lançado no Brasil por empresas locais, que também forneceu garantia e vendeu jogos Nintendo.

dynavision
O primeiro sistema, em 1989, foi o Dynavision da Dynacom, que era de 60 pinos (padrão japonês). Em 1990, o Top Game, fabricado pela CCE, foi lançado com a novidade de possuir um duplo slot de cartucho, permitindo que os jogos em 72 pinos  (formato americano), e 60 pinos (formato japonês) fossem usados sem adaptador. O BitSystem, também utilizando o formato americano, foi fabricado pela empresa Dismac (fechada).

2358868889_5fb0a8546c

O Phantom System foi lançado 1991 pela Gradiente, e foi o mais popular Famiclone brasileiro (tinha controles que eram clones do Mega Drive) e vinha com o jogo dos Caça Fantasmas ou Predador.

Em 1993, a Nintendo chega no Brasil e lança o NES. Fabricado pela Playtronic, uma joint venture entre a empresa de brinquedos Estrela e de eletronicos Gradiente, que veio a lançar também o SuperNes anos mais tarde.
digitalizar0001zi0

Os FamiClones continuam a sua longa vida em todo mundo, agora eles se parecem com PS2 e até X Box.

nestation2

Fonte e matéria completa: Wikipédia
Visite também: Snes Central

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Eu tinha o Phantom System. Você sabia que o primeiro Street Fighter, o primeeeeeiro mesmo, teve uma versão desenvolvida para ele? Cheguei a (pedir para a minha mãe) comprar, mas se a memória não falha, não curti muito…o Hadouken do Ryu parecia jogo em flash rodando em pc lento -> trajetória e evolução frame por frame – ZUADO!

    • cavves em 26/01/2009 às 21:26

    Isso não existe…… Mentira cara!
    O Street Fighter um só teve versão para TurboGrafx 16!!!

    EU NÂO ACREDITO QUE NÃO JOGUEI ISSSO!!!!!!

  2. Teve sim…na verdade é o mesmo jogo. É que oPhantom usava um hardware que poderia ser considerado uma “versão genérica”, apesar da Gradiente vender o peixe como o “Famicon do Brasil”.

  3. Foda que naquela época não tinha Youtube pra postagem de filmes…

    • cavves em 27/01/2009 às 9:48

    Droga. Algumas coisas demoraram para ser criadas.

    • cavves em 27/01/2009 às 9:48

    Não entendi!!!

    • Eli em 29/01/2009 às 19:35

    Caraca Cavves, eu to usando essa mesma foto do Rorschach no msn.

    • cavves em 30/01/2009 às 9:52

    O filme ta chegando ai já viu. Todo mundo é watchmen desde criança.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.