Mobile Suit Gundam Seed

gundam_seed-logo1

Qual a razão de existir quando a vida é gerada artificialmente? O que representa para sociedade uma evolução? O que garante que um clone faça tantas proezas quanto seu antecessor? Por que o conflito é sempre a solução para acabar com as diferenças?Matar por que alguém foi morto, ser morto por que alguém matou… A paz virá algum dia dessa forma?

 

 

Um garoto prodígio revela-se no mundo: campeão em diversas modalidades de esportes, inventor de diversas teorias… um herói, George Glenn!

 

Em uma de suas pesquisas, resolve fazer expedições interplanetárias. Durante esta viagem, ele faz uma transmissão em rede mundial revelando o segredo por trás de seu sucesso. Ao contrário de todos, ele não nasceu naturalmente, teve seus genes modificados para alcançar patamares além da capacidade humana, sendo assim denominado como “Coordinator”. Ao fim da transmissão, ele revelou o registro de sua origem artificial.

 

Obviamente, após essa transmissão o planeta Terra se tornou um caos: pessoas desejando que seus filhos nasçam com determinadas habilidades ou aparências; em contrapartida pessoas que defendiam o método natural de procriação que seria (ou não) o desejo de “Deus”. A partir deste ponto, nasce o primeiro conflito entre “Coordinators” e “Naturais” na Trama: o religioso.

 

O aumento da população de “Coordinators” gerou exclusão social dos naturais, pois se tornara injusta a competição de uma posição na sociedade entre um “Coordinator” (dotado de uma capacidade bem maior de conhecimento e porte físico) e um ser humano que nasce e se desenvolve naturalmente. Notamos então, o segundo conflito entre “Coordinators” e “Naturais”: o Sócio-político-econômico.

 

A distância entre um “Coordinator” e um “Natural” começou a separar a sociedade em 02 Pólos. O ódio criado devido diferença de condições socioeconômicas e o ponto de vista religioso começou a gerar preconceito entre os povos.

 

A população de “Coordinators” começa a se acumular em colônias espaciais (PLANT), formando uma nação denominada ZAFT. Os países habitados por “Naturais” unem-se formando a Aliança Terrestre. Por sua vez, os países e PLANTS neutros são liderados por Orb

 

Conseqüentemente, a guerra torna-se o palco desta história!

 

A fim de conseguir rendição de ZAFT, a Aliança Terrestre liderada por um grupo extremista, Blue Cosmos, lança um ataque nuclear contra uma PLANT de ZAFT… Este ataque ficou conhecido como “A tragédia de Bloody Valetine”. A fim de evitar novos ataques nucleares, ZAFT espalha no espaço e na Terra Neutron Jammers.

gundam_seed

 

E a história começa…

 

“Era cósmica 70, após a tragédia de Bloody Valentine. A tensão entre a Terra e PLANT imediatamente ocasionou sérios conflitos militares.

Sem dúvida, todos acreditavam na vitória da Aliança Terrestre, mais numerosa que ZAFT. Entretanto, apesar da Predição a guerra esteve acirrada com os 11 meses que se passaram”

 

 

Kira Yamato, um jovem garoto coordinator vive em uma PLANT pacífica de Orb. Entretanto, a Aliança Terrestre fundara secretamente, um centro de desenvolvimento de Mobile Suits nesta PLANT. Em uma investida espiã, ZAFT se infiltra e rouba os Protótipos lá produzidos…

Obviamente, a pacífica PLANT torna-se o mais novo cenário de guerra, a vida de todos corre perigo. Kira, em uma tentativa de proteger seus amigos, assume comando de um Gundam da Aliança Terrestre e revela sua identidade como coordinator.

De repente, ele se vê obrigado a lutar contra sua própria raça, a ter o peso da vida de todos em suas costas, a ter de tolerar o preconceito contra sua forma de origem, ser visto como traidor pelos coordinators, enfim, tendo que matar para sobreviver, matar para proteger!

 

E finalmente…

 

Mobile Suit Gundam Seed é um anime simples, de origem complexa, convida-nos a refletir temas abstratos como: guerra, paz, genética, preconceito. Ensina-nos à  não ser influenciados por belas palavras de honra, de ético ou moral, quando usadas como forma de manipulação. 

Os personagens dão todo o suporte para o sucesso do anime. Temos o Kira, problemático no início da série que no decorrer amadurece de uma maneira admirável. Athrun Zala, uma pessoa de personalidade forte, sendo essa muitas vezes sua virtude e seu defeito. A idealista Lacus Clyne e seus discursos. Também há a egoísta Flay, o famoso piloto Mu la Flaga e muitos outros personagens de características marcantes.

 

Enfim, Gundam Seed nos incentiva a criar um pensamento crítico sobre fatos não só ocorridos no anime, mas também no mundo! Nos faz pensar no que realmente é importante na vida e pelo que devemos lutar.

gundamseed_final

11 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • mig7 em 23/02/2009 às 20:02

    Exelente post mano!!! Muita gente não conhece profundamente a historia de Gundam!!

    • cavves em 23/02/2009 às 23:19

    Poxa! Não sou fã das séries de Gundam que não pertecem a cronologia (Gundam Wing,etc). Mas depois desta resenha vou assistir Seed.

    • Vitor em 15/10/2009 às 21:17

    Eu sempre achei que odiaria qualquer anime de robo, meu amigo me forcou a ver esse, e pela mor de Deus, é o melhor anime que eu já vi, toda luta pode voltar com -1 na equipe, da mó tensão as batalhas, e os diálogos são bem adultos, recomendo

    • cavves em 15/10/2009 às 21:44

    Assista o Gundam 0083 e depois o 8TH Team

    • cavves em 20/10/2009 às 10:30

    Se ainda ta vivo?!

    • JEFESTON em 20/10/2009 às 17:42

    Gundam Seed é o Gundam mais “emo” de todos.

    • cavves em 20/10/2009 às 19:34

    Gayzaço!!!!

    • cavves em 21/10/2009 às 15:57

    Putz, maulz mano!
    Ta add novamente!

    • JEFESTON em 22/10/2009 às 13:54

    Tambem sou fanzaço de Gundam, mas na minha opiniao Gundam Seed e ruinzinho é, so nao perde para o Wing e o pior de todos o G.
    O unico que se salva que nao é do UC é o 00.
    Claro que todos tem seu gosto, esta é so minha opinião.

    • cavves em 22/10/2009 às 15:03

    Apoiado!

    • cavves em 27/10/2009 às 20:55

    Não, tive de mudar. Me passa seu msn mano.
    meu e-mail
    [email protected]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.