Jogos bloqueados até passar no caixa

pirate_discs

Sabe aqueles sensores nas portas das lojas. Vão virar coisa do passado, pelo menos para jogos, filmes em DVD e Blu-Ray.

Não se trata de uma medida contra a pirataria, mas sim de um sistema para evitar os roubos que todos os anos trazem prejuizos as pequenas lojas. O nome é Projeto Lázarus, e trata-se de uma tecnologia que bloqueia fisicamente os discos até ao momento da sua compra através de frequência rádio.

A iniciativa nasceu das mãos da Entertainment Merchands Association (EMA), uma nova organização que esta desenvolvendo, desde 2008, um estudo chamado de “Estudo de negação de benefícios”, que afirma que com a nova tecnologia anti-roubo as lojas poderiam poupar 6 milhões de dólares por ano. O sistema faria com que os DVDs, discos Blu-ray e outros tipos de discos de jogos não fossem “usaveis” até o momento de serem desbloqueados fisicamente pelos pontos de venda ao serem pagos, desta forma qualquer produto roubado seria totalmente inútil, pois nenhum sistema o reconheceria.

Já existem várias criticas contra este sistema dizendo que está é uma forma de incluir um maior aproveitamento dos direitos digitais, mas o vice-presidente da EMA esclareceu que Lázarus não nada a ver com isso.

“Não se trata de um DRM ou de códigos nos discos. Esta tecnologia será um bloqueio físico que será desbloqueado através de rádio frequência nos pontos de venda. Pensem por exemplo num cartão-chave que abre uma porta.”

Segundo fontes da EMA, este sistema poderia funcionar nas lojas já a partir do último trimestre de 2010.

Fonte: GameSpot

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.