PS4 em 2012 e sem Cell?!

1º protótipo. 😉

Hiroshige Goto, um dos jornalistas tecnológicos mais prestigiados e respeitados no Japão, publicou, num dos seus últimos artigos, quais os planos que a Sony tem para o futuro do PlayStation 4, informações que obteve através de fontes internas da própria companhia.

De acordo com Goto, inicialmente a Sony estava estudando a possibilidade de um PlayStation 4 baseada numa evolução do chip Cell ou baseada na plataforma Larrabee que a Intel estava trabalhando, mas ao que tudo indica parece que companhia decidiu ir em outra direção.

No caso da plataforma Larrabee a razão é clara, uma vez que a Intel cancelou o projeto e decidiu focar-se em outras atividades. No caso do Cell, segundo ele, a Sony perguntou às produtoras de jogos a opinião sobre uma PlayStation 4 baseada no chip Cell com um maior número de SPUs e outras melhorias, mas ao que tudo indica as dificuldades atuais de programação que estão tendo com o PlayStation 3 fizeram com que as citadas produtoras não tenham ficado muito felizes com a ideia.

Muitos morreram por essa imagem.

Ainda segundo o artigo, a Sony, IBM e Toshiba reconheceram estes problemas dos programadores e tinham em mente uma ideia para solucioná-los. Basicamente seria a construção de algo chamado de SPU2, e que seria uma nova versão das atuais SPUs mas eliminando os 256Kb de memória local, a qual passaria a fazer parte de uma memória local da mesma forma que uma memória cache semelhante à de qualquer CPU de PC.

De acordo com as fontes de Hiroshige Goto, a Sony pensou seriamente nesta opção, mas neste momento a gigante niponica está de olho em algo diferente, algo como uma plataforma “multicore” mais parecida ao que está sendo desenvolvido atualmente no mundo dos PCs. No entanto de momento não há muitos detalhes sobre esta plataforma.

O jornalista comentou também que tanto a Sony quanto a Microsoft e a Nintendo estão já procurando possíveis soluções de hardware para os seus futuros consoles, e que é provável que vejamos a nova geração em 2012.

2 comentários

    • James em 02/01/2011 às 16:21

    Que venham os “monstros” cheio de “anabolizantes” de Hardware!!!

    • FERNANDA em 28/02/2011 às 21:17

    QUE MASSA VEI……O FUTURO SERA BRINHANTE …

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.