[Livro] Changeman, Jaspion, Jiraiya & Cia

120livro-953372

Jaspion e Changeman não foram os primeiros seriados japoneses a desembarcar por aqui, mas foram os mais importantes. Misturando o Japão tradicional (código samurai) com o moderno (robôs gigantes e muita tecnologia), os personagens explodiram no Brasil, onde era possível encontrar diversos produtos licenciados (mochilas, estojos, cadernos etc).

Quando a, hoje extinta, Rede Manchete estreou “Esquadrão Relâmpago Changeman” e “O Fantástico Jaspion”, em 1988, a emissora já passava por sérios problemas financeiros. O inesperado sucesso dos seriados japoneses não foi suficiente para salvar o canal, mas deu sobrevida para que permanecesse no ar por mais 11 anos, até a última transmissão, realizada em maio de 1999 (data em que muitas dessas séries ainda eram exibidas).

600changeman-953345

Não demorou para que eles trouxessem alguns primos do Japão para a cultura brasileira. Depois deles vieram “Jiraiya, o Incrível Ninja”, “Comando Estelar Flashman”, “Jiban: O Policial de Aço”, “Black Kamen Rider” e “O Poderoso Lion Man”, entre outros.

200jaspion_-953355
É sobre essa invasão japonesa que o pesquisador João Lobato escreve em “Changeman, Jaspion, Jiraiya & Cia”, livro lançado este mês e que resgata, com bom humor, momentos fundamentais para a compreensão desse fenômeno. Afinal, quais os motivos, desde os tempos de “National Kid” e “Ultraman”, nas décadas de 1960/70, que fizeram com que esses personagens superassem efeitos especiais grosseiros, roteiros previsíveis, temas repetidos e superficialidade?

“Acho que os heróis, de maneira geral, têm um papel muito importante no desenvolvimento da criatividade e dos valores das crianças. ‘Changeman’ cativou muito a minha imaginação quando criança”, conta o autor, em entrevista ao C2. No livro, ele lista detalhes engraçados como o fato de o dublê de Change Gryphon (o de roupa preta) ser muito mais baixo do que o ator que o interpreta sem a “armadura”, ou a burrice dos inoperantes soldados Hidler, da mesma série, que apenas ficavam pulando em torno dos heróis.

“Changeman, Jaspion, Jiraiya & Cia.”
João Lobato
Editora Matrix
28 páginas
R$ 29,90

Fonte

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.