Quem lê o quê?

Jump, Magazine e Sunday são as 3 grandes antologia no ramo shonen. São semanais, mas o que cada uma publica tem uma certa diferença. mas vamos com calma, começaremos pela grande e famosa…

Weekly Shonen Jump

jump

Média anual de vendas: 2 milhões e 790 mil exemplares.
Público entre 6 e 8 anos: 1%
Público entre 9 e 11 anos: 21,8%
Público entre 12 e 14 anos: 40,1%
Público entre 15 e 17 anos: 23,5%
Público entre 18 ou mais: 13,6%
Títulos atuais mais bem sucedidos: One Piece, Naruto, Bleach, Toriko, Reborn, Gintama.

Sim, o grande público da Jump tem entre 9 e 14 anos, então se você acha que tá abafando porque seu desenho tem um pouquinho de sangue, pode tirar seu cavalinho da chuva. A Jump praticamente monopoliza essa faixa etária, e isso explica porque Hatsukoi, ou mais recentemente Bokke-san, não deram muito certo. Óbvio que existem excessões, como Bakuman, que provavelmente deve estar trazendo um público um pouco mais velho para a revista, mas como os questionários são a pedra angular da revista, é um pouco difícil ampliar o alcance do conteúdo. Pois bem, se a Jump é pra garotada, que revista fica com o público mais velho? A…

Weekly Shonen Magazine

magazine

Média anual de vendas: 1 milhão e 770 mil exemplares.
Público entre 12 e 14 anos: 4%
Público entre 15 e 19 anos: 14,3%
Público entre 20 e 24 anos: 18%
Público entre 25 e 29 anos: 21,7%
Público entre 30 e 34 anos: 16,4%
Público entre 35 ou mais: 25,6%
Títulos atuais mais bem sucedidos: Fairy Tail, Tsubasa, Mahou Sensei Negima, Air Gear, Sayonara Zetsubou Sensei, Hajime no Ippo.

A Magazine já começa contando lá do alto. Seu público está espalhado dos 15 até os 35 anos. Isso até me faz perguntar porque diabos ela se chama Shonen no fim das contas. Mas dá pra entender, é o estilo original para crianças com um quê mais adulto, mas sem deixar de ser aquele estilo, sem virar seinen. Ah, e antes que alguém veja a idade avançada dos leitores e pense “otaku!”, vale lembrar que mangá, ao contrário de anime, é consumo de massa, e você pode ler mangá tranquilamente por aí sem ninguém te olhar torto. No máximo podem te achar um pouco infantil, dependendo da revista, mas de uma forma bem pouco pejorativa. Por fim…

Weekly Shonen Sunday

sunday

Média anual de vendas: 870 mil exemplares.
Público com 9 anos ou menos: 1,4%
Público entre 10 e 12 anos: 9,5%
Público entre 13 e 15 anos: 22,2%
Público entre 16 e 18 anos: 28,6%
Público entre 19 e 22 anos: 17,5%
Público entre 23 ou mais: 20,8%
Títulos atuais mais bem sucedidos: Hayate no Gotoku, Kekkaishi, Zettai Karen Children, History’s Strongest Disciple Kenichi, Major, Cross Game.

A mais balanceada, tem um público mais adolescente, com alguns mangás de esporte e outros que vendem tão bem em tankohon quanto qualquer título da Jump. É a menos conhecida aqui no ocidente, e também a que menos vende do grande trio. Nem tenho muito o que dizer, nunca li um mangá da Sunday, apesar de alguns como Kekkaishi, Hayate e Kenichi estarem “na lista”.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.