10 mais das HQs

Essa materia saiu em um blog maneiro e resolvi postar aqui:

Os 10 Mai­o­res Vilões das HQs

10º Lugar: Duende Verde – Nor­man Osborn (Mar­vel)
duende_verdePeter Par­ker sem­pre ima­gi­nou como seria sua vida se seu pri­meiro amor, Gwen Stacy, não fosse assas­si­nada pelo pai de seu melhor amigo. Só o fato de ver o Homem-Aranha segu­rando o corpo sem vida da loira pró­ximo à ponte do Bro­o­klin já seria o sufi­ci­ente para odiar esse tal de Duende pelo resto da minha vida. Como se não bas­tasse, agora inven­ta­ram que o vilão ainda sedu­ziu e engra­vi­dou a doce Gwen. Esse figura na lista e não sai por nada.

9º Lugar: Rãs Al-Ghul (DC)
ras_al_ghulSenhor da Liga das Som­bras, pai do grande amor de seu maior ini­migo e deten­tor dos segre­dos do Poço de Lazarus.

Esse apa­ren­te­mente imor­tal opo­nente por várias vezes humi­lhou Bat­man, o ícone de maior capa­ci­dade do uni­verso DC.

Con­ve­nha­mos: alguém que con­se­gue ven­cer Bruce Wayne em inte­li­gên­cia merece algum crédito!

8º Lugar: Mer­ce­ná­rio (Mar­vel)
mercenarioEsse filho da mãe seguiu a linha de Nor­man Osborn: humi­lhou e matou Elek­tra, a amada de seu maior ini­migo. A cena em que o Mer­ce­ná­rio per­fura o tórax da ninja assas­sina foi uma das cenas mais mar­can­tes das his­tó­rias dos qua­dri­nhos, tanto que o pró­prio Frank Mil­ler decla­rou que em toda sua car­reira pos­te­rior, tudo o que rea­li­zou foi outra ten­ta­tiva de recriar a morte de Elek­tra. A ilus­tra­ção não passa de uma metá­fora visual: não se ilu­dam, aquilo foi um estu­pro (e que explo­rei MUITO na minha mono­gra­fia!). Por tudo isso, o Mer­ce­ná­rio já figu­rava na minha lista de mai­o­res vilões, e ganhou o posto de Rhãs Al-Gul por um motivo: matou tam­bém Karen Paige, outra amada de Matt Murdock.

7º Lugar: Fênix Negra (Mar­vel)
fenix_negraO lado maligno de Jean Grey foi res­pon­sá­vel pela maior tra­gé­dia na vida dos X-Men. Não bas­tasse sua grande com­pa­nheira se trans­for­mar na maior das vilãs, Jean ainda des­truiu todo um sis­tema solar ape­nas para saciar sua fome cres­cente de poder.

A morte dela, con­forme já disse em um post ante­rior, foi “o” momento mar­cante dos qua­dri­nhos para mim, e ela só ocupa a sétima colo­ca­ção por ter apa­re­cido pouco nas histórias.

6º Lugar: Ozy­man­dias (DC)
ozymandiasSe você morou em uma caverna nas últi­mas duas déca­das e sequer assis­tiu ao filme Wat­ch­men, sai­bam que esse é a ver­são maligna do Bat­man: um inte­lecto supe­rior, uma capa­ci­dade de com­bate extra­or­di­ná­ria e uma deter­mi­na­ção moti­vada pela filo­so­fia de Ale­xan­dre, o Grande.

É até difí­cil defi­nir esse sen­ti­mento, mas já come­çava a tor­cer para ele no decor­rer da his­tó­ria. É um dos pouquís­si­mos casos em que o vilão vence no final.

5º Lugar: Coringa (DC)
coringaEsse é um vilão que deu certo, mas que alguns rotei­ris­tas ado­ram menosprezá-lo, e vocês enten­de­rão o porquê logo a seguir: ele dei­xou a Bat­girl em uma cadeira de rodas após barbarizá-la (juro que não foi tro­ca­di­lho com o nome da filha do Comis­sá­rio Gor­don!), matou um Robin (que foi erra­da­mente res­sus­ci­tado, e por isso acho que saca­neiam o vilão) e uma Mulher-Maravilha (que tam­bém foi res­sus­ci­tada). Se não fos­sem as pisa­das na bola pos­te­ri­o­res aos even­tos, Esta­ria em 3º lugar, com certeza.

4º Lugar: Tha­nos (Mar­vel)
thanosEsse é um vilão que eu adoro odiar! O mise­rá­vel con­se­guiu enga­nar a Morte (lite­ral­mente!) para adqui­rir as Jóias do Infi­nito e con­tro­lar nada mais nada menos que o Poder, o Tempo, o Espaço, a Mente, a Alma e a Rea­li­dade. De posse de tama­nho poder, até mesmo a Senhora Morte ficou enciu­mada por se sen­tir dimi­nuída. Para pro­var seu amor, cum­priu uma pro­messa: exter­mi­nou metade da popu­la­ção uni­ver­sal para rea­li­zar um desejo semi-niilista de equi­lí­brio da sua amada. Con­tudo, não ocupa um posto acima por­que nunca dese­jou real­mente cum­prir seus obje­ti­vos: sem­pre pro­pi­ciou as cha­ves de suas pró­prias derrotas.

3º Lugar: Sinis­tro (Mar­vel)
sinistroO gene­ti­cista Natha­niel Essex é um mani­pu­la­dor. Com seus obje­ti­vos sem­pre “ten­sos e som­brios” (he!), enga­nou seu cri­a­dor Apo­ca­lipse e vive para destruí-lo, sem­pre com o intuito de evo­luir a espé­cie mutante para tornar-se, atra­vés de apri­mo­ra­men­tos gené­ti­cos, mais pode­roso e imor­tal. Além disso, foi o res­pon­sá­vel pelo Mas­sa­cre de Mutan­tes que dizi­mou os Mor­locks, a ampu­ta­ção das asas de War­ren, o coma de Noturno, a intan­gi­bi­li­dade per­ma­nente de Kitty Pryde e a para­li­sa­ção de Colos­sus em sua forma blin­dada. Faz jus ao codinome.

2º Lugar: Mag­neto (Mar­vel)
magneto1Esse só tá em segundo lugar por­que pra mim ele não é tão vilão assim. Ele quer defen­der sua espé­cie, não impor­tam os meios. Já sofreu per­se­gui­ção por ser cigano e ter que enca­rar um campo de con­cen­tra­ção nazista. Depois per­deu a filha Anya devido à per­se­gui­ção por ser imi­grante. É de se espe­rar um certo des­tem­pero por parte dele, mas isso não jus­ti­fica os meios empre­ga­dos para atin­gir seus obje­ti­vos. E só por isso figura entre os vilões. Se meu poder mutante já tivesse se mani­fes­tado (droga de Dia M!), creio que não segui­ria Xavier, e sim Mag­nus (ainda mais se a Rebecca Ron­jim fosse a Mística!).

1º Lugar: Dr. Des­tino (Mar­vel)
dr_doomEsse sim é um vilão. Governa com mão de ferro (sem tro­ca­di­lhos!) a Lat­vé­ria, é tão ou mais inte­li­gente que seu rival Reed Richards, já rou­bou a pran­cha do Sur­fista Pra­te­ado, a ener­gia de Galac­tus, enga­nou o diabo para recu­pe­rar a alma de sua mãe, tomou o poder de Beyon­der e con­quis­tou toda a rea­li­dade de Heróis Renas­cem, além de nomear a filha de Sue e Reed. Esse é Vic­tor von Doom, o maior dos vilões em minha opi­nião. E, para os que dis­cor­dam, vou relem­brar um pequeno fato: ele e Reed são dados como mor­tos; tem­pos depois, os dois são loca­li­za­dos. Reed ficou na pré-história, sem arte­fa­tos cien­tí­fi­cos. Já Vic­tor ficou apri­si­o­nado em um apa­re­lho que não per­mi­tia que tivesse sequer um pen­sa­mento coe­rente, pois seu cap­tor tinha muito receio de que ele se liber­tasse e estra­gasse seus pla­nos de domi­na­ção (que nem foram muito bem expli­ca­dos na história…).

Men­ção Hon­rosa: Oro­chi­maru (Naruto)
orochimaruNunca mis­tu­rei comics com man­gás, mas pelo Oro­chi­maru (pronuncia-se Ô-rô-ti-ma-rú) eu vou abrir uma exce­ção. Ele é o vilão mais foda que já vi em ani­mes e mangás.

Tem sem­pre um plano de con­tin­gên­cia, é um dos nin­jas mais fodás­ti­cos do mundo e não olha a fuça de quem vai pre­ci­sar saca­near pra atin­gir seus obje­ti­vos. Vale figu­rar por aqui!

Os 10 mais Decep­ci­o­nan­tes Vilões das HQs

10º Lugar: Apo­ca­lipse (Mar­vel)
apocalipseTá, o cara é o pri­meiro mutante, enfren­tou Kang, o Con­quis­ta­dor e o der­ro­tou, assu­mindo poder da nave Celes­tial que o via­jante do tempo tam­bém tinha rou­bado, viveu mais de 5 mil anos e até hoje con­trola pouco mais de 8% da tec­no­lo­gia que incor­po­rou à sua arma­dura, per­deu a nave para o X-Factor (os X-Men ori­gi­nais, quando pen­sa­ram que seus suces­so­res tinham mor­rido durante A Queda dos Mutan­tes) e não rea­li­zou nada até hoje. Seus Cava­lei­ros, que já con­ta­ram com nomes de peso (mais uma vez, SEM TROCADILHOS!) como Anjo, Wol­ve­rine, Sola­ris, Pola­ris, Gam­bit e até mesmo o Hulk, sem­pre que qui­se­ram se liber­ta­ram de seu con­di­ci­o­na­mento men­tal, vol­tando às anti­gas vidas. Pra mim, não passa de uma barata com arma­dura tec­no­ló­gica… que não con­se­gue controlar!

9º Lugar: Apo­calypse (DC)
doomsdayDes­cul­pem a lin­gua­gem, mas essa merda não deve­ria nem mesmo ter sido cri­ada. Já falei várias vezes sobre a idi­o­tice do cúmulo do absurdo do sem noção evento “A Morte do Super­man”. Um vilão saído sabe-se lá de onde cobre toda a Liga da Jus­tiça de por­rada (se bem que AQUILO LÁ não era a Liga nem a pau!) e se mos­tra um páreo duro para o Super­man, que morre de tanto levar por­rada… e depois volta sabe-se lá como. Vendo a merda que fize­ram, os rotei­ris­tas deci­dem con­tar a ori­gem do Apo­calypse, e fer­ram ainda mais com a coisa toda. Pelo menos no dese­nho da Liga da Jus­tiça cri­a­ram uma ori­gem decente, muito melhor ela­bo­rada. Mas é uma grande decep­ção como vilão.

8º Lugar: Rei do Crime (Mar­vel)
rei_crimeNão passa de um “Rãs Al-Ghul dos pobres”. Coman­dava todo o crime da costa leste norte-americana e caiu em des­graça por ganân­cia. Até seria jus­ti­fi­cá­vel, mas não acre­dito que ele seria assim tão burro a ponto de arris­car tudo o que tinha associando-se à Hidra. Sem­pre se gabou de saber a iden­ti­dade secreta do Demo­li­dor, dizendo que pode­ria destruí-lo a qual­quer hora, e nunca tomou uma ati­tude. Pra mim, depois de A Queda de Mur­dock, Wil­son Fisk vol­tou a ser o vilão de Homem-Aranha que lutava dando bar­ri­ga­das nos inimigos.

7º Lugar: Sines­tro (DC)
sinestroEle é a antí­tese dos mai­o­res defen­so­res do Uni­verso DC, os Lan­ter­nas Verdes.

Pos­suía uma arma que era a única fra­queza de seu maior adver­sá­rio: ener­gia amarela.

E ainda assim nunca con­se­guiu sequer uma vitó­ria sobre Hal Jor­dan (meu segundo per­so­na­gem favo­rito da DC).

Me per­gunto como alguém tão “espe­cial” pôde um dia fazer parte da Tropa dos Lan­ter­nas Verdes.

6º Lugar: Car­ni­fi­cina (Mar­vel)
carnificinaFruto do clima de anos 90 nas his­tó­rias em qua­dri­nho que levou a Mar­vel à beira da falên­cia. Vio­lên­cia sem sen­tido e exa­ge­rada, o Car­ni­fi­cina é a mis­tura de um “filhote” do Venom com um serial kil­ler, Cle­tus Cas­sady, e nunca foi grande coisa pra mim. A minis­sé­rie Car­ni­fi­cina Total, que ins­pi­rou até um game pra Super NES, foi uma das mai­o­res bes­tei­ras que li rela­ci­o­na­das ao Ara­nha, per­dendo ape­nas para a Saga do Clone e a ter­rí­vel Um Novo Dia. Foi um per­so­na­gem tão ruim e mal apro­vei­tado que sim­ples­mente desa­pa­re­ceu, “vol­tando às ori­gens” se rein­te­grando ao sim­bi­onte de Venom. O hos­pe­deiro foi assas­si­nado, obviamente!

5º Lugar: Hypers­torm (Mar­vel)
hyperstormEsse aí é o tal que apri­si­o­nou Reed Richards e Vic­tor von Doom. Filho de Rachel Sum­mers, a segunda Fênix e filha de Ciclope e Jean em um futuro alter­na­tivo, com o Fran­klin Richards daquela mesma dimen­são, ele pos­suía o poder de alte­rar a rea­li­dade do pai e as tam­bém capa­ci­da­des quase ili­mi­ta­das da mãe. Desa­pa­re­ceu como sur­giu: do nada. Foi banido para uma rea­li­dade onde só exis­tia Galac­tus, apri­si­o­nado pelo Senhor Fan­tás­tico, e pas­sou a acon­te­cer o seguinte: Galac­tus tinha fome infi­nita, e iria absor­ver os pode­res de Hypers­torm, que pos­suía poder infi­nito. Nunca engoli essa his­tó­ria de um per­so­na­gem que tinha tudo pra ser o maior e mais pode­roso vilão da Marvel.

4º Lugar: Bane (DC)
baneO cara che­gou sendo o mai­o­ral, que­rendo sim­ples­mente tomar o poder do sub­mundo de Gotham. Demons­trando grande inte­li­gên­cia, con­se­gue levar Bat­man, o maior defen­sor da cidade, à exaus­tão. Arqui­teta a queda do Mor­cego, des­co­bre a ver­da­deira iden­ti­dade do adver­sá­rio e que­bra a coluna de Bruce Wayne. Depois disso, é der­ro­tado por Azrael, vira capanga de Rhãs Al-Gul e nem de longe é o des­gra­mado que sur­giu como bam-bam-bam. Hoje, não passa de um clone mal feito do Hulk, ape­nas digno daquela “mara­vi­lhosa” adap­ta­ção em Bat­man & Robin de Joel Schummacher.

3º Lugar: Mikhail Ras­pu­tin (A Era do Apo­ca­lipse) (Mar­vel)
rasputinEle era o Quarto Cava­leiro de Apo­ca­lipse na rea­li­dade obli­te­rada pelo assas­si­nato do Pro­fes­sor Char­les Xavier. Uniu quase toda a cúpula da resis­tên­cia humana em uma reu­nião (esta­vam pre­sen­tes Gwen Stacy, Tony Stark, Clint Bar­ton, Donald Blake, Sue Storm, Bem Grimm e Matt Mur­dock, entre outros) e foi morto num mano-a-mano com Blake, um reles humano. Eu espe­rei muito pelo apa­re­ci­mento dos heróis para combatê-lo, mas foi anti-clímax como ocor­reu sua der­rota. Na segunda melhor trama mutante de todos os tem­pos, COM CERTEZA esse pequeno arco pode­ria ser des­con­si­de­rado. Anti-clímax.

2º Lugar: Mephisto (Mar­vel)
mephistoJá disse que todo diabo é burro (pelo menos nas HQs!). Ele deu pode­res ao jovem Johnny Blaze transformando-o no Moto­queiro Fan­tasma (magis­tral­mente inter­pre­tado nos cine­mas pelo bri­lhante ator Nicho­las Cage… BAZINGA! hehehehe!!!!), que se tor­nou seu maior ini­migo, seguido ape­nas por seu filho, Cora­ção Negro, que logo que foi cri­ado já jurou destruí-lo e assu­mir o comando de suas ope­ra­ções (não con­se­guindo, e mere­cendo uma men­ção hon­rosa como Decep­ção nessa lista!). Para o anti-Cristo da Mar­vel, ele ainda tem que comer muito arroz com fei­jão pra bater de frente com qual­quer deus do pan­teão da luz…

1º Lugar: Lex Luthor (DC)
lex_luthorMinha maior decep­ção, pois sem­pre espe­rei muito dele. Mas o negó­cio é o seguinte: Luthor cai na mesma ques­tão do Rei do Crime: pos­sui um inte­lecto nível 12 (com­pa­rá­vel ao Bat­man e a Brai­niac), e efe­ti­va­mente nunca fez nada que pres­tasse con­tra seu maior adver­sá­rio, o Super­man. Já enca­rou toda a Liga da Jus­tiça, mas rea­li­za­ções, mesmo, NADA! O legal foi ver uma mente TÃO bri­lhante não pes­qui­sar sobre expo­si­ção pro­lon­gada à krip­to­nita, uti­li­zar um anel com essa pedri­nha verde durante muito tempo só pra dei­xar o Super longe dele e con­trair um cân­cer devido à radi­a­ção de seu orna­mento… Jura?

Fonte: nerdrops

texto:Victor Rodrigues

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.