Renascido das “chinas”

megaman9box2

Se você acha que a Capcom inovou com a decisão de lançar o novo capitulo da série Mega Man ( o 9) com gráficos e estilo “old scholl”, pense de novo!

A muito tempo empresas Chinesas (sempre eles) vem fazendo “ports”, se é que podemos chamar assim, de jogos de 16 e até 32-bits para o bom e velho Nintendinho.

Antes de continuar é preciso entender a realidade Chinesa que pode explicar a sobre-vida do Famicom (como o Nintendo 8-bits é chamado no Japão) no pais cede das ultimas Olimpíadas.

A maioria da população que vive com pouquíssimo dinheiro e sem condições, não tem como comprar um vídeo game de nova geração, neste caso um SuperNes. Os chineses investem suas notinhas de Yuan (o nome do dinheiro da China) em cartuchos, e este “enorme” mercado logo foi descoberto pelas empresas de tecnologia locais, podendo citar a Shenzhen Nanjing Technology Co, Ltd , que fabrica MP3’s e outros eletrônicos.

A SNTc (para abreviar) possui em seu catalogo mais de 70 títulos, entre eles: Resident Evil, Tomb Raider e The Legend of Zelda: A Link to the Past, todos com vídeos facilmente encontrados no no YouTube (clique nos links para ver).

Mas 2 deles merecem nossa atenção:

chrono01 chrono02

Chrono Trigger que recebeu seu devido “retro-grade” e pasmem Final Fantasy VII!!! Mas como assim? Final Fantasy VII é um jogo de PlayStation em 4 Cds, não tem como caber em um cartucho!!! Bem, a SNTc re-programou uma versão de FF VII para o Nes, isso mesmo, não se trata de uma mera “ROM hack” ou qualquer coisa do tipo. O jogo foi “totalmente” feito do zero.

final-fantasy-7-vii-nes-famicom-cart final-fantasy-7-vii-nes-famicom-title-screen

Outra façanha dos chineses, desta vez pelas mãos da Hummer Team, foi com o jogo Donkey kong Country 4, apesar do título, este jogo é na verdade o primeiro Donkey Kong Country . As músicas e efeitos sonoros são ”ports” diretos do original de SNES (reduzida qualidade para “caber” no NES), por isso, pelo menos, algumas coisas devem ser familiares. Os gráficos, embora não sejam tão bonitos e detalhados como no SNES, são muito bonitos para um jogo de NES e suas capacidades gráficas.
Somente para não esquecer, a série Street Fighter tem um cem números de “ports” para o Nes, merecendo um lugar de destaque o jogo Street Fighter V Turbo 20.

street-fighter-v-20

Parando para pensar um pouco, podemos fazer um paralelo com a atual estratégia da Nintendo, com o DS e o WII, que colocaram capacidade de processamento em segundo plano, priorizando a diversão.

Conclusão:
Antes mais era sempre melhor, e um console tecnologicamente superado estava condenado; agora o mercado admite que há espaço para consoles de todas as gerações e até sem geração (como o Zeebo), e não só por motivos econômicos.

1 comentário

  1. eu adoro esses jogos antigos, tenho uns 200 roms de emuladores aqui no pc.
    tem cosia que nunca mudam…

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.